Madrinhas

Convidado pode usar branco em Casamento?

Autor: Larissa Puppim

17/10

Dia desses vi uma questão levantada no Instagram das meninas do Espaço de la Cruz, fiquei com aquilo na cabeça, e resolvi tratar do assunto com vocês. O post fez uma enquete sobre se o convidado pode usar branco em casamento. Como se trata de um assunto bastante polêmico, que incomoda (e preocupa) muitas noivas, me senti na obrigação de expôr o meu posicionamento para vocês.

Acho deselegante alguém se vestir de branco, off-white ou tons de nude bem clarinhos (que podem ser confundidos com o branco) quando se trata de casamento. Isso já virou um tabu tão grande, que hoje em dia se alguém usa branco num casamento com certeza vira alvo de comentários e críticas de todos os convidados. No entanto, acho que isso nem é o fator mais grave: chato mesmo é quando a noiva se incomoda com a situação, na sua própria festa, e acaba percebendo que o motivo do incômodo é você, que está lá como sua convidada.

O famoso caso do Casamento de Daniela Cicarelli e Caroline Bittencourt: a convidada foi supostamente expulsa por estar vestindo branco no casamento da apresentadora com Ronaldo Fenômeno. Foto: Uol
O famoso caso do Casamento de Daniela Cicarelli e Caroline Bittencourt: a convidada foi supostamente expulsa por estar vestindo branco no casamento da apresentadora com Ronaldo Fenômeno. Foto: Uol

Penso desta forma pois me coloco no lugar da noiva no dia mais importante da sua vida: ela passa mais de ano organizando todos os detalhes do casório, sonha com este dia todas as noites, e espera ser o centro das atenções, para alguém chegar a usar branco, que de acordo com as regras da etiqueta, é a cor exclusiva da noiva. E acho que mais do que valorizar as regras de como devemos nos vestir, nessas horas o que vale mesmo é o bom senso em saber respeitar o momento da dona da festa.

A Modelo Rayane Martins no casamento de Belo e Gracyanne Barbosa. Regina Casé no casamento de Luana Piovani. Foto: Uol
A Modelo Rayane Martins no casamento de Belo e Gracyanne Barbosa. Regina Casé no casamento de Luana Piovani. Foto: Uol

É claro que toda regra tem sua exceção, e acho que tudo deve ser avaliado caso a caso. Dentre as hipóteses excludentes (de culpabilidade, hehe) seriam o fato dos noivos elegerem a cor como o Dresscode dos convidados, ou então quando o convidado escolhe uma peça em que o branco é inexpressivo ou não é predominante. Atualmente, com essa moda do Preto & Branco, que está super em alta, dá sim pra usar uma roupa bacana nessas cores, sem precisar chamar mais atenção do que a noiva (por mais que essa não seja a intenção de quem já usou branco num casamento).

No casamento de Adriane Galisteu e Alexandre Iódice, o traje branco era um pedido dos noivos. Foto: Ego
No casamento de Adriane Galisteu e Alexandre Iódice, o traje branco era um pedido dos noivos. Foto: Ego

Para evitar esse tipo de situação desconfortante, o ideal mesmo é evitar a cor, ou caso tenha intimidade com a noiva, pergunte a ela se isso é motivo de incômodo. Assim, ninguém “erra”, nem se chateia por conta de um look “mau escolhido”, não é mesmo?! Deixe para usar o modelito branco no reveillón, ou em outro evento.. melhor, né?! kkkkk!

Qual é a opinião de vocês?

Beijos!

Comentários

  1. Concordo plenamente! Branco é a cor exclusiva da noiva.
    Existem tantas ocasiões em que podemos usar essa cor, porquê justamente deixar para usar em um casamento?! Não mesmo! Tem que ter bom senso!

    Eu não iria gostar nenhum pouco de ver alguma convidada de branco no MEU dia! Mas também não chegaria ao extremo de expulsá-la da festa (por mais que essa fosse a minha vontade certamente, rsrsrs).

    Só espero que ninguém me apareça de branco no meu casório!!!

  2. Concordo 100%! Se for no meu, vou passar a festa inteira chateada…rs
    posso ter uma cor só minha por uma noite, dá licença?!

    Mas então, sobre o casamento da Kim Kardashian, na verdade foi uma exigência que todos os convidados usassem roupas pretas ou brancas! Inclusive todas as madrinhas usaram vestidos ‘noiva’ by Vera Wang e a mãe dela tb! coisa de gente sem mais o que fazer…hahahaha!

    Adorei o assunto polêmico!Bjs!

  3. Eu acho péééééssimo ir de branco, off white, ou similares! Tanta cor linda pra se usar, como convidada, e a pessoa me aparece de branco? Ah não, parece que quer "competir". O ÚNICO dia na vida que a mulher é o centro das atenções é no dia do seu casamento, então, por favor, deixe ela brilhar!!!

  4. Gostei muito deste post e concordo plenamente que a cor branca é só da noiva!!!!! Até fiz minha irmã trocar o vestido em que a cor branca prevalecia para ir a um casamento de uma amiga! E no meu nem pensar! Agora, tenho uma dúvida: uma das minhas madrinhas falou que vai comprar um vestido amarelo bebê. O que vocês acham? Bjks

  5. Queridas convidadas, favor deixar a cor Branca para qualquer outra ocasião, MENOS usá-la em casamentos.
    Tive 2 convidadas de branco e lembro exatamente quem eram, isso é uma prova de que realmente MARCA! 😉

  6. Super concordo com vc tb!!!! Acho muito deselegante com a noiva, qualquer convidada que seja ir de branco, na minha opinião uma falta de respeito!
    Pior ainda quando o vestido branco é de renda, tule ou tecidos afins!!!!
    No casamento da minha irmã vi umas duas convidadas de branco e achei pessimo, ela não se incomodou pois é super bem resolvida!
    Mas sinceramente, se no meu alguém for de branco, eu vou ficar realmente chateada!
    No vestido acima que vc postou Laris, acho até que passa pelo fato de ter o dourado como cor bem predominante, mas quando é todo branco não dá e com renda muito menos!
    Beijos e adorei o post!!!!
    Estou acompanhando diariamente, nem sempre comento mas vejo tudo!!!! bjubju e continue assim postando tanto conteúdo bom!!!

  7. Também acho muito deselegante por parte da convidada. Será que nem na hora de se arrumar, quando a pessoa se olha no espelho, não percebe o erro? Também tive duas convidadas de branco no meu casamento, e o pior é que uma delas ainda usava vestido com renda. E realmente a cara da pessoa fica marcada. Nas fotos em que apareceram dá até vontade de cortá-las, enfim… é péssimo! Qualquer um que olha as fotos, nota e comenta.

  8. Sem dúvidas é necessário bom senso e acho que se a noiva não comentou nada sobre a cor, é porque sim, ela se importa e não deve ser usado por outra convidada. Nem me imagino em uma situação dessas, acho que seria capaz de expulsar da festa kkkkkkkkkkk

  9. Oii Larissa! Que MARAVILHA DE POST!!
    Por acaso pesquisando no google, acabei entrando aqui… hahaha
    Que legal você abordar sobre esse assunto tão polêmico, mais ainda ter citado a gente como inspiração! Você é mesmo uma querida!!
    Sucesso sempreee! <3
    Beijinhossss

  10. E se for um vestido curto, preto e branco, pode? A parte de cima é rendada branca e a saia em cetim preto. Super elegante e acho que não ofende ninguém. O que você acha? Ah, o casamento é de dia. Bjs!

  11. Egocentrismo é um câncer. Não creio que um vestido branco tire a atenção da noiva, estou em um casamento dando importância para quem está casando, não pra quem está de vestido branco.

    1. ah eu concordo tenho um vestido curto rodado branco é super lindo vou no casamento da minha prima eu vou de brancoo o q q tem a noiva tem que se concientizar e ser forte poxa ela não vai ser o centro das atençoes então pronto ela tem que ser cabeça erguida poxa agora por conta de uma cor vai estragar o casamento ahh me poupe muita ematuridade

  12. Thays Martins Voce está certa! Eu acho muito deselegante a pessoa ir de branco num casamento. Dá a imprenssão que a pessoa quer chamar a atenção pra ela. Eu penso que se temos tantas opções de cores, então por que escolher logo o branco?? É uma questão de bom senso; e isso não é todo mundo que tem.

  13. No meu casamento foi o contrário… pedimos para, quem quisesse e se sentisse a vontade, ir de branco! Pra nós o casamento era o começo de uma nova vida… um “reveillon”, então gostaríamos de que entrassem nesse clima de “ano novo” e viessem de branco.
    Qual não foi a minha surpresa quando 95% das pessoas (somente 4 pessoas não aderiram) apareceram por lá de branco!!!
    Me arrumei no proprio espaço, no chalé da chácara, e via todo mundo pela janela chegando de branco! Ficou a coisa mais linda do mundooo!
    Aqui nesse link to contando a experiencia:

    http://casacomidaeroupaespalhada.com/2015/07/23/casamento-convidados-e-roupa-branca/

  14. Ola! Tudo bem??
    Tenho um casamento para ir. E tenho um vestido preto e branco.
    Ele é nas laterais preto e com fundo branco com uma estampa que é em tons de preto.
    Posso ir com ele no casamento??
    Alguem me ajuda por favor…. Beijos

  15. Penso que não tem problema usar um vestido branco com detalhes preto, porque não tem apenas o BRANCO tem aqurla misitura com a cor preta que é lindo, (sem contar nos acessórios pretos que pode usar que vai dar um up diferente no seu look) Ninguém vai conseguir tirar a atenção da noiva porque ela sempre vai ser a estrela da festa, não importa o que aconteça!

  16. Gente, eu tenho um blazer de renda, ele não chega a ser branquinho, é tipo marfim, bem clarinho. Queria muito usá-lo num casamento que vou daqui a uns dias, mas pra não chamar muita atenção pelo “branco”, pensei em usá-lo com um vestido preto por baixo, o que acham? O blazer é abertinho, tem só um botão, da pra ver o vestido por baixo. Será que fica inadequado?

  17. Achk q não tem nada a ver… cada uma usa a roupa que quiser!!!! Um vestido curto, basico.. vai parecer com o que noiva?! Avho uma bobera, de verdade, ficar chateada por isso. Eu ficaria chateada de não ter comigl as pessoas que convidei para dividir esse momento!

  18. Tenho uma calça e blusa creme arrendado, com adereços azus escuro e sapato também. Será que poço ir ao casamento como convidada? estou indecisa pois só abri agora vários saites e já não sei o que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filtrar casamentos por: